A Catalogação na Publicação (ficha catalográfica) é um elemento obrigatório dos trabalhos acadêmicos, devendo constar em Trabalhos de Conclusão de Curso (graduação e especialização), dissertações (mestrado) e teses (doutorado). Contém as informações bibliográficas necessárias para identificar a obra, garantindo os direitos autorais e conferindo qualidade e segurança ao documento.
Com o objetivo de “poupar o tempo do usuário”, dinamizando o processo envolvido no serviço, a Comissão de Normalização, do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará, lança o Módulo de Elaboração de Fichas Catalográfica. O software foi desenvolvido pelo Bibliotecário Felipe Ferreira da Silva (Campus de Crateús), a partir do código fonte disponibilizado pela Biblioteca do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP.
Com o programa de elaboração de fichas catalográficas, o aluno precisa apenas preencher corretamente os campos do formulário com os dados do seu trabalho acadêmico. Ressaltamos a necessidade de pesquisar as palavras-chave em vocabulários controlados, disponibilizados no menu, de forma a utilizar termos devidamente autorizados pelas bibliotecas e instituições de pesquisa, garantindo assim a visibilidade do seu trabalho.
O programa faz a ordenação e formatação correta dos dados, elaborando a ficha catalográfica, normalizada de acordo com os padrões exigidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e o Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2), em um arquivo PDF, disponível para download e ou impressão.
Informamos ainda que o sistema gera a classificação de assunto da obra de acordo com Classificação Decimal de Dewey (CDD), relacionada com o Curso de Graduação, Especialização ou Programa de Pós-Graduação. A classificação de autor utilizada é a Tabela PHA, mais adequada aos nomes próprios em Língua Portuguesa.
Recomenda-se que antes de preencher os dados do formulário, o aluno faça uma leitura do Tutorial disponibilizado, com dicas e exemplos de como preencher corretamente o formulário para que a ficha seja gerada da forma mais correta possível.